Dicas para se sair bem no Enem

12/04/2019

A preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é um momento importante na vida de milhões de estudantes que sonham em fazer uma faculdade. A maior prova do Brasil é a principal forma de ingresso na maioria das universidades públicas e também é usada para concessão de bolsas de estudos e financiamento estudantil.

Postado em: Dicas — Eric @ 12:39

Coleção História Geral da África está disponível para discutir questões étnico-raciais nas escolas

29/03/2019

A África é o berço da humanidade e, portanto, saber sua história é saber a nossa história. Para corrigir esse hiato, a Unesco realizou um de seus mais importantes projetos editoriais com a coleção História Geral da África. Dividida em oito volumes, indo da pré-história africana, passando pela África antiga e chegando aos tempos atuais, a coleção completa já foi publicada em árabe, inglês e francês – e também está disponível em português.

Postado em: Dicas — Eric @ 15:45

Dicas de atividades escolares para o Dia Mundial da Água

22/03/2019

O Dia Mundial da Água é comemorado anualmente em 22 de março, a data foi criada com o objetivo de alertar a população sobre a importância da preservação da água para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta. A conscientização sobre a urgência da economia deste recurso natural é uma das principais metas desse dia e a sala de aula é um lugar propício para desenvolver a consciência ambiental de crianças e jovens.

Postado em: Dicas — Eric @ 14:53

10 Filmes que abordam os Direitos Humanos

15/03/2019

O uso do cinema na educação tem se mostrado um instrumento pedagógico importante diante das transformações tecnológicas e da disseminação das imagens como aspecto inevitável da experiência dos indivíduos no mundo nas últimas décadas. É necessário que o cinema seja experimentado como parte do cotidiano escolar, e não apenas como ilustração de temas ou conteúdo específicos. Além disso, pode estimular trocas, possibilidades de pensamento diversas e a criatividade por meio da linguagem artística

Postado em: Uncategorized — pamela @ 13:07

Filmes para discutir os papeis sociais das mulheres na escola

07/03/2019

Mais que uma data comemorativa, o Dia da Mulher é um manifesto das conquistas políticas, sociais e econômicas das mulheres ao longo dos anos. Abordar esse dia nas escolas é muito importante para reafirmar e promover as vitórias da busca por direitos e igualdade. Além disso, o momento é necessário para debater questões como a igualdade de gênero e empoderamento.

Postado em: Dicas — Eric @ 12:30

Livros em domínio público sobre educadores

28/02/2019

Há alguns anos, o Ministério da Educação criou a Coleção Educadores, uma coletânea de obras que falam sobre educação básica. A Coleção tem, como principal objetivo, aquecer os debates públicos sobre a prática pedagógica no Brasil e amadurecer ideias capazes de contribuir com a qualidade do ensino nas escolas. Apesar de se terem passados alguns anos desde o seu lançamento no portal Domínio Público, as obras ainda continuam atuais para pesquisas de professores e estudantes.

Postado em: Dicas — Eric @ 14:01

Dicas de olimpíadas científicas com inscrições abertas

22/02/2019

Mais do que medalhas, prêmios e diplomas de participação, as olimpíadas científicas brasileiras proporcionam a estudantes e professores novas descobertas, novos lugares, ideias, técnicas e conhecimentos. Anualmente é possível participar de diferentes olimpíadas científicas, regionais, estaduais, nacionais e até internacionais.

Postado em: Dicas — Eric @ 11:30

Dicas para trabalhar a educação ambiental na sala de aula

15/02/2019

Fazer com que os alunos percebam que fazem parte do ambiente em que vivem e que suas atitudes influenciam o meio ambiente. Levá-los a repensar suas ações, tornado-se mais conscientes da relação entre os seres vivos. Com isso, o Blog Educação selecionou algumas atividades que irão provocar e estimular nos alunos a conscientização dos mesmos a respeito da preservação do meio ambiente.

Postado em: Dicas — Eric @ 08:32

Filmes inspiradores para volta às aulas

08/02/2019

O ambiente escolar e o trabalho do professor foram temas de centenas de filmes que tratam das relações entre alunos e professor, a escola e a comunidade abordando questões como conflitos sociais, juventude e velhice, tensões políticas, discriminação e preconceitos, dificuldades de aprendizagem, condições adversas de ensino etc. O Blog Educação selecionou 10 filmes inspiradores para o professor refletir sobre os desafios da prática pedagógica e se preparar para mais um ano letivo.

Postado em: Dicas,Uncategorized — Eric @ 10:37

5 Dicas de dinâmicas de volta às aulas

31/01/2019

A volta às aulas pode ser acompanhada de euforia, novidades e grande expectativa entre os alunos. São dias de reencontros, de conhecer novos amigos, de rever os velhos colegas, de contar como foram as férias, de iniciar uma nova etapa escolar, muitas vezes em outra turma e com outros professores. Por isso, as dinâmicas de volta às aulas podem ajudar os professores nesse aspecto, no processo de integração e para tornar o início de ano mais leve mais animado.

Postado em: Dicas — Eric @ 14:08